Uma área natural por descobrir e proteger.
O Canhão Cársico de Ota é um vale escarpado, resultado da ação erosiva do rio no calcário do Jurássico Superior. Constitui um dos mais valiosos tesouros do Património Natural, Histórico e Cultural do concelho de Alenquer.
Em 2014 apresentei um projeto ao Orçamento Participativo do município de Alenquer visando a caracterização e um plano de ação para esta área. O projeto foi aprovado na votação pública e está a decorrer até ao final de 2016.
Na sequência desse trabalho e dos relatórios e planos de gestão apresentados, a área viria a ser classificada em setembro de 2019 como "Monumento Natural de Âmbito Local", e o seu plano de gestão publicado em Diário da República.
Atualmente desempenho funções de vogal da Comissão Diretiva do Monumento Natural Local do Canhão Cársico de Ota.
“Conjunto geomorfológico caracterizado por grandes vertentes marcadas pelo seu excepcional pendor e ampla diversidade de exposições e que abrigam comunidades vegetais casmofíticas e comofíticas sumariamente estudadas durante este trabalho. O conjunto de elementos biológicos ali retido indicia grande importância para a conservação da biodiversidade e a sua eventual eliminação ou artificialização seria qualificável como um impacte de elevada magnitude. ”
“Este vale constitui um dos mais interessantes vales “em canhão” das regiões calcárias portuguesas, com escarpas a pique e cones de cascalheiras, mas está, infelizmente, seriamente ameaçado pelo avanço das pedreiras”. “O Canhão Cársico de Ota é o mais espetacular e extenso vale em canhão das regiões calcárias portuguesas”
“Hoje fui em trabalho (sim, em trabalho :) para o Canhão Cársico da Ota. Uma pequena maravilha da Natureza aqui tão perto de Lisboa, mas onde, por vezes, parece que estamos do outro lado do mundo.”
“Área rica em vestígios arqueológicos, incluindo diversos sítios com achados do paleolítico e neo-calcolítico, grutas com ocupação humana e o povoado fortificado (castro), com ocupação desde o neolítico até à idade medieval.”
“O Canhão Cársico de Ota é uma área identificada pelos estudos da Conservação da Natureza como espaço de elevado valor ecológico cujos limites e valor de conservação devem ser objeto de estudo detalhado e posterior classificação ao nível municipal ou intermunicipal.”
“O Canhão Cársico de Ota é uma área prioritária para a conservação da natureza da Região de Lisboa que deve ver assegurada a sua proteção”. “É uma paisagem única na região de Lisboa apresentando características geomorfológicas da maior relevância a nível nacional”.
Projeto que coordenei entre 2015 e 2016, financiado no Orçamento Participativo do município de Alenquer. Visou a caracterização da área do Canhão Cársico de Ota do ponto de vista da flora, fauna, geologia e arqueologia. Integrou ainda uma componente de divulgação e um plano de ação com identificação de valores, ameaças e recomendações de gestão. levou à classificação em 2019 da Área Protegida de âmbito local.
Um folheto de apresentação do Canhão Cársico e da equipa do projeto.
Relatórios de caracterização de Arqueologia, Geologia e Geomorfologia, Flora e Vegetação e Fauna Terrestre.