Canhão Cársico de Ota

O Canhão Cársico de Ota é um vale escarpado, resultado da ação erosiva do rio no calcário do Jurássico Superior. Constitui um dos mais valiosos tesouros do Património Natural, Histórico e Cultural do concelho de Alenquer. Em 2014 apresentei um projeto ao Orçamento Participativo do município de Alenquer visando a caracterização e um plano de ação para esta área. O projeto foi aprovado na votação pública e está a decorrer até ao final de 2016.

O que foi escrito sobre o Canhão Cársico de Ota


  • Prof. Fernando Catarino (biólogo)

    “Conjunto geomorfológico caracterizado por grandes vertentes marcadas pelo seu excepcional pendor e ampla diversidade de exposições e que abrigam comunidades vegetais casmofíticas e comofíticas sumariamente estudadas durante este trabalho. O conjunto de elementos biológicos ali retido indicia grande importância para a conservação da biodiversidade e a sua eventual eliminação ou artificialização seria qualificável como um impacte de elevada magnitude. ”

  • IGESPAR

    “Área rica em vestígios arqueológicos, incluindo diversos sítios com achados do paleolítico e neo-calcolítico, grutas com ocupação humana e o povoado fortificado (castro), com ocupação desde o neolítico até à idade medieval.”

  • Prof. José António Crispim (geólogo)

    “Este vale constitui um dos mais interessantes vales “em canhão” das regiões calcárias portuguesas, com escarpas a pique e cones de cascalheiras, mas está, infelizmente, seriamente ameaçado pelo avanço das pedreiras”. “O Canhão Cársico de Ota é o mais espetacular e extenso vale em canhão das regiões calcárias portuguesas”

  • PROT-OVT (2009)

    “O Canhão Cársico de Ota é uma área identificada pelos estudos da Conservação da Natureza como espaço de elevado valor ecológico cujos limites e valor de conservação devem ser objeto de estudo detalhado e posterior classificação ao nível municipal ou intermunicipal”.

  • Doutor António Valera (arqueólogo)

    “Hoje fui em trabalho (sim, em trabalho :) para o Canhão Cársico da Ota. Uma pequena maravilha da Natureza aqui tão perto de Lisboa, mas onde, por vezes, parece que estamos do outro lado do mundo”.

  • PROT-AML (2001)

    “O Canhão Cársico de Ota é uma área prioritária para a conservação da natureza da Região de Lisboa que deve ver assegurada a sua proteção”. “É uma paisagem única na região de Lisboa apresentando características geomorfológicas da maior relevância a nível nacional”.

Caracterização e Plano de Ação do Canhão Cársico de Ota


  • Projeto em curso e que estou a coordenar, foi candidato e obteve financiamento no Orçamento Participativo do município de Alenquer em 2014.Visa a caracterização da área do Canhão Cársico de Ota do ponto de vista da flora, fauna, geologia e arqueologia. Integra ainda uma componente de divulgação e um plano de ação com identificação de valores, ameaças e recomendações de gestão. Conclusão prevista para o final de 2016.
  • Página do Facebook do projeto

    Rica em fotografias e com atualizações frequentes, acompanhe aqui o desenvolvimento do projeto e conheça melhor o CCO.