A coruja-das-torres

O estudo da dieta da Coruja-das-torres é uma actividade experimental com enormes potencialidades pedagógicas. Envolve pesquisa, trabalho de campo, trabalho laboratorial e tratamento e discussão de dados. Um projecto mais abrangente visando o estudo da presença e hábitos da Coruja-das-torres, bem como a conservação desta rapina nocturna na área, poderá ser concretizado ao longo do ano lectivo e em colaboração com outras escolas. Permite ainda abordar a importância da interdisciplinaridade e cooperação em ciência. Esta página pretende disponibilizar informação sobre a Coruja-das-torres e metodologias para a análise da sua dieta. Pretende ainda promover a partilha de dados de todos os que quiserem desenvolver um trabalho colaborativo neste âmbito. 

Principais características desta rapina noturna


  • Coruja-das-torres, Tyto alba, é uma ave de rapina nocturna, pertencente à Ordem dos Strigiformes e à Família Tytonidae. Tem um comprimento de cerca de 35 cm, uma envergadura que varia entre os 85 e os 93 cm.Espécie cosmopolita e amplamente distribuída, é muito útil por capturar grande número de roedores, no entanto, o seu voo silencioso e fugaz e o seu grito fantasmagórico, levaram à sua associação a diversas superstições, frequentemente em seu desfavor. Tal como no resto da Europa, em Portugal as Corujas-das-torres habitam, preferencialmente, zonas de campos agrícolas, com sebes, taludes e matos. Frequentemente nidificam em construções abandonadas, em chaminés, armazéns ou torres de igrejas, mesmo em cidades de grande dimensão.

Metodologia de trabalho


  • Seguir uma metodologia semelhante no trabalho de recolha, dissecação e identificação de presas nas regurgitações de Coruja-das-torres, permite o estudo comparativo dos resultados da análise da dieta. Assume particular importância a utilização da mesma chave para identificação das presas e do mesmo nível de aprofundamento dessa identificação. Esta página disponibiliza os documentos de apoio à metodologia.

Registo de resultados e partilha de informação


  • A participação e colaboração de estudantes e professores de diversas escolas do país neste projecto, possibilita a criação nesta plataforma, de uma base de dados de análises em locais e habitats distintos. Constitui-se assim um rede de grupos trabalhando com uma metodologia semelhante, partilhando resultados e análise de dados. Este intercâmbio de resultados entre escolas poderá servir de base para análise de variações regionais nas dietas das corujas, potenciando ainda mais esta actividade. Para operacionalizar esta partilha de resultados esta página deixa algum apoio. 
  • Tabela Excel para registo de resultados da análise da dieta

    A tabela Excel calcula automaticamente, frequências (incl. gráfico), constâncias (incl. gráfico), média, indices de biodiversidade. Inclui uma tabela para o registo de cada amostragem (um local, uma data) e uma tabela para análise comparativa de várias amostragens em locais e/ou datas diferentes.

Conservação e sensibilização


  • A alteração de habitat, resultante da mudança das práticas e instalações agrícolas, o choque com automóveis e a tradição de ave agoirenta, são algumas das principais ameaças da Coruja-das-torres. Dar a conhecer às populações o papel importante das corujas no controlo de roedores e instalar caixas ninho, são algumas das acções que podem ser concretizadas para a conservação desta rapina nocturna. Aqui se apresentam também alguns links para projectos de caixas-ninho.

Ligações úteis


    Welcome to the Barn Owl Centre website