Sou Biólogo, licenciado em Biologia (ramo científico) pela FCUL e ensino Biologia na Escola Prof. Reynaldo dos Santos, em Vila Franca de Xira. Trabalhei também na formação contínua de professores nos domínios das Didácticas Específicas (Biologia / Ciências da Natureza) e da Educação Ambiental. Como voluntário, participo activamente em ações e projetos de Organizações Não Governamentais de Ambiente. Concluí em 2012 o curso de Mestrado em "Cidadania Ambiental e Participação".

Este é um site pessoal dedicado ao meu trabalho e aos meus projetos. Aproveito o espaço para a divulgar informações e recursos com eles relacionados.

   

Atividade da área da educação


Professor do Quadro da Escola Prof. Reynaldo dos Santos, onde lecciono desde 1984, com profissionalização em exercício pela Universidade Aberta. Na escola desempenhei diversos cargos de gestão e pedagógicos tendo sido Vogal do Conselho Directivo, Presidente do Conselho Pedagógico, Presidente do Conselho Geral Transitório, Coordenador de Departamento e Delegado de Grupo, Director de Instalações do Laboratório de Biologia, Director de Turma, Coordenador de Directores de Turma, Coordenador de Secretariado de Exames e Presidente do Conselho Conselho Geral.

Fui coordenador e participei em diversos projectos escolares de Educação Ambiental e Promoção do Ensino Experimental das Ciências entre os quais o "Grupo Coruja"- Núcleo de Estudo e Conservação da Natureza, "Projecto Fenix", "Semear Ciência" e "Ciência Sensorcional".

Actualmente desempenho funções de Coordenador do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais.

Atividade na área da formação

Fui membro da Rede Nacional de Acompanhantes para o Ensino Experimental das Ciências. Sou formador acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, para as áreas das Didácticas Específicas (Biologia/Ciências da Natureza) e da Educação Ambiental. Orientei ações de formação sobre os Novos Programas de Biologia e Geologia para os 10º, 11º e 12º anos, e sobre Ensino Experimental das Ciências.

 

Atividade na área do ambiente


Membro do Colégio do Ambiente da Ordem dos Biólogos; fui membro do Conselho Consultivo da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e do Conselho Cinegético e de Conservação da Fauna de Alenquer; integrei o Conselho Executivo da Confederação Portuguesa das Associações de Defesa do Ambiente sendo também fundador e Presidente da Direcção da Alambi – Associação para o Estudo e Defesa do Ambiente do Concelho de Alenquer; dinamizador de diversos projectos apoiados pelo Instituto do Ambiente e participante em Encontros Nacionais de Educação Ambiental; fui membro do Conselho Directivo do IPAMB e do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; integrei a delegação nacional à COP5 da Convenção da Diversidade Biológica (Nairobi 2000). Fui membro suplente do Conselho Económico e Social em representação das ONGA.

Coordeno atualmente o projeto "Caracterização e Plano de Ação do Canhão Cársico de Ota", que apresentei para financiamento pelo Orçamento Participativo do Município de Alenquer.